SAMU leva cursos do NEP a 9 municípios em abril
Curso certificado de primeiros socorros

Os cursos do Programa de Nivelamento e Re-certificação Anual para o mês de abril já estão a todo vapor. Os treinamentos são ministrados pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun), através do Núcleo de Educação Permanente (NEP), com o objetivo de manter o alinhamento técnico e assistencial das equipes que compõem o SAMU Macro Norte.

 

As capacitações acontecem nas 36 bases descentralizadas e na base de Montes Claros, sendo obrigatórias para todos os profissionais do SAMU. O coordenador do NEP Ubiratam Correia explica que nos cursos são abordados temas básicos como protocolos e procedimentos de atendimento, sendo que “as equipes das Unidades de Suporte Básico de Vida (USB) recebem treinamentos relacionados a emergências clínicas, traumáticas e gineco-obstétricas. Já para as equipes das Unidades de Suporte Avançado de Vida (USA), além de receber as informações básicas, ainda há a complementação dos procedimentos avançados nas emergências clínicas e traumáticas”.

 

São sete profissionais que compõem a equipe do NEP, dentre eles, médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e condutores socorristas. Durante o ano, todos os servidores das bases do SAMU recebem o treinamento.

 

O programa que foi criado em 2016 “tem como foco a qualificação dos profissionais, tendo em vista a necessidade de garantir a qualidade dos serviços prestados pelo Samu à população dos 86 municípios que compõe o SAMU Macro Norte”, pontuou a diretora executiva do Cisrun Kely Cristina de Moura Lacerda.

 

Programação:

 

12/04 Bocaiúva e Francisco Dumont

19/04 Itacambira

25/04 Francisco Sá e Cristália

26/04 Pintópolis e São Francisco