Educadores de Januária visitam escola referência em “Educação Empreendedora” no Norte de Minas
11/04/2019 09:21 em Novidades

Foto: divulgação

Educandário adotou a metodologia do “Programa Nacional Educação Empreendedora”, desenvolvido pelo Sebrae

Uma comitiva formada por educadores de Januária chega a Montes Claros na próxima sexta-feira (12) para conhecer ações desenvolvidas na Escola Estadual Filomeno Ribeiro. O educandário tornou-se exemplo de educação empreendedora no Norte de Minas desde que adotou, em 2015, a metodologia do “Programa Nacional Educação Empreendedora”, desenvolvido pelo Sebrae. A iniciativa é uma parceria do Sebrae Minas, Fundação Credinor, Sicoob/Credinor e Superintendência Regional de Ensino de Januária.

O Programa Nacional Educação Empreendedora busca disseminar a cultura empreendedora nas escolas e levar para todos os níveis da educação - fundamental, médio, técnico e superior - ações que contribuem com a formação do professor, a fim de que ele possa atuar como agente de formação e multiplicação junto aos alunos.

Estarão presentes na visita a superintende Regional de Ensino de Januária, Stela Abreu, representantes da Fundação Credinor, a diretora da Escola Estadual Professor Claudemiro Alves Ferreira, Vanda Thaisa Souza, além de supervisores e professores do educandário. A diretora espera que a visita contribua para que ações de educação empreendedora sejam implantadas na sua escola. “Atendemos mais de 700 alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Ainda estamos no começo, mas nosso objetivo é capacitar todos os colaboradores da escola, desde o porteiro ao supervisor, para que possamos colocar em prática ações que contribuam para despertar o empreendedorismo em nossos alunos”, ressalta.

De acordo com a analista do Sebrae Minas Aline Magalhães, conhecer de perto a experiência da escola Filomeno Ribeiro será fundamental para alavancar as ações em Januária. “Queremos elucidar que é possível alunos de uma escola pública se destacarem com ações empreendedoras que podem mudar suas vidas. Conhecer essas histórias será um estimulo a mais”.

Desdobramento

As ações para que a educação empreendedora seja implantada em Januária continuam. Depois de conheceram as inciativas da Escola Filomeno Ribeiro, as experiências serão compartilhadas com professores, pais e alunos da Escola Professor Claudemiro Alves Ferreira. No dia 23 de abril, será realizado um encontro de sensibilização da importância da Educação Empreendedora para o futuro dos estudantes. No evento, além do Sebrae, estarão presentes Clelma Martins, diretora da escola Filomeno Ribeiro, e Dario Colares, diretor da Fundação Credinor, entidade que desenvolve o “Comitiva Ensinança”, programa de apoio a ações empreendedoras e cooperativistas nas escolas públicas do Norte de Minas.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!