Alunos de escola pública realizam “Feira Comunitária Empreendedora” em Montes Claros
08/11/2018 07:53 em Novidades

Iniciativa tem apoio do Sebrae Minas por meio do Programa Educação Empreendedora

 

Alunos da Escola Municipal Geraldo Pereira de Souza, localizada no Bairro Monte Carmelo, em Montes Claros, realizam no próximo domingo (11 de novembro), das 8 às 12 horas, no estacionamento do Ginásio Poliesportivo Tancredo Neves, a “ I Feira Comunitária Empreendedora do Geraldo (Fecomig). Na oportunidade, os estudantes da instituição vão colocar em prática conhecimentos adquiridos no “Programa Educação Empreendedora”, iniciativa do Sebrae que busca disseminar a cultura empreendedora nas escolas.

 

O programa, implantado na escola em 2017, abrange desde o 1º ao 9º ano do ensino fundamental. Ao todo, cerca de 800 estudantes estão envolvidos no projeto.

 

Ao longo deste ano, foram desenvolvidos 12 projetos (empresas), que serão apresentados e comercializados durante a feira. Entre os produtos e serviços implementados, destacam essências aromáticas, boutique pet, chocolataria, lembrancinhas e adornos, móveis/palets e maçã do amor. Toda a comunidade e os próprios alunos poderão adquirir os produtos. Metade da arrecadada com a comercialização será destinada  para auxiliar a escola na manutenção dos projetos.  A outra metade ficará com os próprios alunos.

 

A diretora da escola, Hilda Alves, conta que conheceu o Programa Educação Empreendedora em 2016 durante uma feira em São Roque de Minas. Desde então, teve a ideia de implantar o projeto no educandário que dirige. Com o apoio do Sebrae, nos últimos dois anos todos os educadores e funcionários foram capacitados com as diretrizes do programa e repassaram aos alunos o aprendizado. As atividades do projeto resultaram na realização da feira.

 

“Todos da escola, incluindo funcionários e alunos compraram a ideia. Houve uma participação muito importante dos pais que apoiaram e também se envolveram com o projeto. Queremos oferecer a esses alunos a oportunidade de empreender dentro da escola e em breve poder montar seus próprios negócios. Essa é nossa meta principal”, ressalta a diretora.

 

Hilda diz ainda que a partir da feira, a ideia é envolver a comunidade e criar uma feira semanal nos moldes das que já acontecem em outros bairros da cidade, criando mecanismos para levar o empreendedorismo desenvolvido na escola para os moradores do bairro.

 

Hebbe Mendes, analista do Sebrae Minas, acompanhou todo o processo desde a capacitação até o desenvolvimento das ações na escola. “Estamos muito felizes em ver que o nosso objetivo foi alcançado. Lançamos a semente e estamos acompanhando o crescimento e o despertar do empreendedorismo entre os alunos. Este é o propósito do Programa de Educação Empreendedora. Queremos que o projeto se torne permanente nesta instituição” enfatiza a analista.

Serviço:

I Feira Comunitária Empreendedora Comunitária do Geraldo (Fecomig)

Data: 11 de novembro

Horário: 8h às 12h

Local: Estacionamento do Ginásio Poliesportivo Tancredo Neves – Bairro Monte Carmelo (ao lado da Escola Geraldo Pereira de Souza)

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!