Três projetos do Norte de Minas são finalistas do Prêmio Prefeito Empreendedor
06/11/2018 08:42 em Novidades

Janaúba, Porteirinha e Taiobeiras concorrem ao prêmio que contou com mais de 100 inscritos

 

Três cidades do Norte de Minas são finalistas da etapa estadual do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. Janaúba, Porteirinha e Taiobeiras concorrem ao prêmio que é uma iniciativa do Sebrae e destaca projetos e ações públicas que beneficiam os pequenos negócios. Os vencedores serão conhecidos dia 13 de novembro, em Belo Horizonte. Eles receberão certificado, troféu e concorrerão a etapa nacional da premiação em 2019, em Brasília.Informações:www.prefeitoempreendedor.sebrae.com.br 

 

  • Foram mais de 100 municípios mineiros inscritos na 10ª edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. Deste total 96 foram habilitados, e 30 passaram para etapa final. Os finalistas concorrem em oito categorias:  Inovação e sustentabilidade; Inclusão produtiva e apoio ao MEI; pequenos negócios no campo; Desburocratização e implementação da RedeSimples; Compras governamentais de pequenos negócios; Cooperação intermunicipal para desenvolvimento econômico; Empreendedorismo na escola e Políticas públicas para desenvolvimento dos pequenos negócios.

 

 

Os finalistas

 

Janaúba concorre na categoria “Desburocratização e Implementação da REDESIMPES” com o projeto Solidificando os Caminhos. A iniciativa aborda medidas para atender às demandas do empresariado e fortalecer a Sala Mineira do Empreendedor. Visando a unificação do atendimento, o projeto foi instalado em uma estrutura concentrada e de forma gratuita, com profissionais treinados. Além de um contabilista profissional. Após melhorias da Sala Mineira do Empreendedor, o número de microempreendedores individuais formalizados saltou de 800 para 2098 (2012/2017). Hoje, a população conta com um espaço único que oferece todos as informações sobre empreendedorismo, formalização e legislação municipal e orientação dos procedimentos adotados em relação aos pequenos negócios.

Porteirinha é finalista na disputa pela categoria “Políticas Públicas para o Desenvolvimento dos Pequenos Negócios”, com o projeto “Espaço do Empreendedor - Um Projeto Que Deu Certo”. A inciativa surgiu para mudar o cenário de comércios que atuavam na informalidade, economia estagnada e entraves na abertura de empresas. Foram tomadas medidas para aumentar a formalização; incentivar o empreendedorismo; potencializar a cadeia do leite e seus derivados e fomentar o ecoturismo na geração emprego e renda. Nesse contexto foram criadas a Sala Mineira do Empreendedor e a Secretaria de Meio Ambiente, para simplificar os processos de licenciamento ambiental dos empreendimentos, além da reestruturação do setor tributário.

 A partir destas ações, houve um crescimento de 67% do índice de formalização, em um total de mais 400 empreendimentos, entre os que saíram da informalidade e os novos negócios. Atualmente são feitos em média 4.200 atendimentos anuais na Sala Mineira do Empreendedor.  Na cadeia de leite e derivados, mais de 40 produtores de queijos e 200 produtores de leite são atendidos por meio do programa de regulamentação e regularização do queijo artesanal da Serra Geral, sendo 13 produtores de queijo com o selo inspecionado pelo SIM - Serviço de Inspeção Municipal.

O município de Taiobeiras também está na final estadual.  A cidade concorre na categoria “Pequenos Negócios no Campo” com o projeto “Incentivo ao Agroextrativismo de Taiobeiras”. A ideia do projeto surgiu após a diminuição das oportunidades de emprego e renda no campo.  Foi preciso organizar a cadeia produtiva através da formalização dos negócios gerados pela extração de pequi e outros hortifrútis. Para isso foi criado uma cooperativa. A criação da Central de Abastecimento do Alto Rio Pardo – CEARP –  organizou e melhorou a feira livre, com aquisição de novas barracas, reorganização do espaço para melhor acesso dos consumidores, aperfeiçoamento da praça de alimentação e reorganização da Associação dos Feirantes.

Para fomentar a agroindustrialização, foram instaladas duas agroindústrias de processamento de produtos da agricultura familiar; um viveiro de mudas de pequis, além do incentivo e apoio financeiro às associações representantes dos agroextrativistas para que eles participem de feiras e exposições, como forma de ampliar acesso a mercados.

Apoio do Sebrae

Realizado a cada dois anos o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, visa reconhecer os projetos de prefeituras que mais estimulam o crescimento das micro e pequenas empresas em seus territórios. O gerente da regional Norte do Sebrae Minas Cláudio Luiz Oliveira, destaca a importância dos projetos para o desenvolvimento territorial. “ São iniciativas muito interessantes e criativas que mostram os resultados na prática. São modelos reais que facilitam o dia a dia das pessoas gerando emprego e renda. O Sebrae se coloca à disposição para cada vez mais apoiar e divulgar essas boas práticas e mostrar que quem ganha com os projetos são os moradores dos municípios”, ressalta.

 

Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor – Etapa estadual

Projetos finalistas / Regional Norte

Município: Janaúba         

Título do Projeto: Solidificando os Caminhos

Categoria do Prêmio: Desburocratização e Implementação da REDESIMPES

Prefeito: Carlos Isaildon Mendes

 

Município: Porteirinha

Título do Projeto: Espaço do Empreendedor - Um Projeto Que Deu Certo

Categoria do Prêmio: Políticas Públicas para o Desenvolvimento dos Pequenos Negócios

Prefeito: Silvanei Batista Santos

 

Município: Taiobeiras      

Título do Projeto: Incentivo ao Agroextrativismo de Taiobeiras

Categoria do Prêmio: Pequenos Negócios no Campo

Prefeito: Danilo Mendes Rodrigues

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!