DIA DA ÁRVORE - Prefeitura prepara grande programação em Nova Esperança
21/09/2018 10:27 em Novidades

Texto: Pedro Neto/Foto: Fábio Marçal

A população do distrito rural de Nova Esperança, o maior de Montes Claros, será beneficiada com atividades comemorativas ao Dia da Árvore nesta sexta-feira, 21. A programação é vasta e prevê ações para revitalização do meio ambiente. A coordenação está por conta da Prefeitura de Montes Claros. A programação começa com atividades na sede da Escola Marilda de Oliveira, das 8 às 10 horas. O objetivo é trazer conhecimento aos estudantes e à população em geral acerca dos temas que envolvem meio ambiente, cidadania, construção de atitudes para a preservação da Natureza e desenvolvimento sustentável.

Também a partir das 8 horas haverá caminhada pelas calçadas da avenida Montes Claros, com abordagem educativa sobre a importância da participação de todos para a efetiva defesa e conservação do meio ambiente. No mesmo horário ocorrerá uma Exposição de Cartazes no Centro Municipal de Ensino Infantil (CEMEI) “José Bras Filho”, alusiva ao Dia da Árvore. As temáticas serão as seguintes: "a árvore e os serviços ambientais por ela oferecidos"; "a importância da arborização urbana para qualidade de vida"; "a importância da vegetação no meio rural para as nascentes e para os corpos d’água"; "coleta seletiva e reciclagem"; "poluições do ar, sonora, do solo e das águas superficiais e subterrâneas"; "desmatamento e queimadas"; "questões relacionadas ao descarte irregular de pilhas e baterias"; "resíduos de serviços de saúde, da construção civil, bem como descarte correto de óleo de cozinha usado e lixo eletrônico".

Às 10 horas será feita a leitura da “História das três árvores” e, em seguida, a praça será “abraçada” pelos estudantes e pelos moradores de Nova Esperança e adjacências, representados pelos participantes da solenidade. Logo depois será feita homenagem à diretoria da empresa Biomassa e Projetos pelas ações em prol da preservação do meio ambiente em Nova Esperança. Uma placa será entregue pela presidente da Associação Comunitária, Helen Tatiane.

Na ocasião ocorrerá também a apresentação de um Projeto de Lei de iniciativa popular que proíbe a desafetação de área verde doada ao Município, por conta de aprovação de loteamento. Os parceiros do evento são a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Escola Estadual Professora Marilda Oliveira (turmas das segundas e das terceiras séries do noturno do ensino médio) – CEMEI José Bras Filho – Empresa Biomassa – Associação de Moradores de Nova Esperança – Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (CODEVASF).

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!