Trilha da Leitura apresenta “Na Trilha da Paz”
12/09/2018 08:33 em Novidades

Texto e fotos: Educamoc

“Na Trilha da Paz” é a nova temática que será trabalhada pelo Projeto Montes Claros na Trilha da Leitura (MCTL) nas unidades com Ensino Fundamental - Anos Iniciais (1º ao 5º ano). Esta nova proposta foi apresentada durante uma reunião realizada pela equipe do Trilha, em parceria com a Coordenadoria de Ensino Fundamental - Anos Iniciais da Prefeitura, no auditório da Escola Normal, com diretores e supervisores da rede municipal. 

A reunião contou com palestra interativa sobre o tema e entrega de material de apoio: projeto, oficinas, dinâmicas, jogos, cd's de músicas, pdf de livros literários e dvd's com vídeos. A programação incluiu peça de teatro, momento de contação de histórias, e realização de uma oficina de dobradura com o livro “A menina e o pássaro encantado”, de Rubem Alves. Também foram exibidos vídeos produzidos pela equipe do projeto para incentivar a leitura dos livros sugeridos. 

Ainda no clima dos super-heróis, temática do primeiro semestre, a equipe do Trilha da Leitura realizou uma dinâmica convidando todos para utilizar os livros como escudo contra a intolerância e a falta de paz. Segundo a professora e integrante do Trilha, Simone Moreira, "uma boa leitura pode nos ensinar valores essenciais a uma boa convivência, possibilitando-nos sermos pessoas pacíficas num mundo tão violento, onde as pessoas estão muito apressadas, sem tempo para a semeadura da paz". 

“A semente plantada com a caminhada da Paz, no final do primeiro semestre, está brotando! Percebemos que as escolas já estão trabalhando a todo vapor com o tema paz. O Trilha da Leitura, juntamente com a equipe dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, vem somar, oferecendo suporte literário para que as escolas possam avançar no trabalho", explica a coordenadora do Trilha da Leitura, Éllen Santa Rosa.  

A temática 

A temática busca implantar uma cultura de Paz na escola e no lar, por meio da literatura, promovendo reflexões sobre os valores essenciais à convivência pacífica. A culminância será no final do ano, com a “Mostra de Saberes e Fazeres”, onde as escolas terão a oportunidade de divulgar suas histórias e músicas criadas sobre o tema. “Como sempre, o Trilha da Leitura apresentou, em parceria com a equipe dos Anos Iniciais, um material excelente, muito bem elaborado, com um rico suporte pedagógico, recheado de sugestões. É uma equipe que faz a diferença: seus integrantes são incansáveis, criativos e, acima de tudo, apaixonados pelo que fazem. Sou fã de carteirinha!”, comenta a gerente pedagógica da Prefeitura, Sidnéia Sales. 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!