Sala de espera humanizada melhora sistema de visitas aos CTI'S do Hospital Aroldo Tourinho
11/04/2018 - 8h45 em Novidades

Para garantir um suporte humanizado aos visitantes dos pacientes internados nos seus Centros de Terapia Intensiva, o Hospital Aroldo Tourinho implantou nessa última quinta-feira (5/4) o projeto “Sala de Espera”. Também se pretende amenizar a ansiedade gerada e oferecer orientações quanto às condutas corretas dentro de um ambiente de CTI.

De acordo com a psicóloga clínica responsável pelo projeto, Mayra de Souza Vieira, o projeto contempla todo o período de espera do visitante, da entrada no hospital até o momento da liberação para estar junto ao paciente. São apresentadas orientações sobre a visita, além de vídeos educativos voltados para os cuidados com o paciente. Após as apresentações, o tempo é aberto para discussão e esclarecimentos.

“Há uma angustia e apreensão que os familiares sofrem quando visitam seus parentes internados. Por isso, utilizamos deste momento, reunidos na sala de espera, para dar toda atenção e ajuda para tranquilizá-los”, diz a psicóloga.

“Para o Hospital Aroldo Tourinho o projeto ‘Sala de Espera’ é de grande importância, pois acolhe o usuário desde sua chegada, permitindo que ele expresse suas preocupações, angústias, ao mesmo tempo, colocando os limites necessários, garantindo assim o atendimento e atenção humanizada que todos merecem”, diz Ana Paula Lopes Santos Guerra, diretora assistencial do HAT.

O provedor, professor Paulo César Gonçalves de Almeida, destaca que a Sala de Espera é resultado do programa de revitalização que está sendo desenvolvido no Hospital Aroldo Tourinho. "Cumprimentamos a equipe envolvida no projeto, destacando sempre que o maior ativo do HAT é o trabalho coletivo e solidário”, afirmou.

Atualmente, o hospital possui 20 leitos de CTI. Cerca de 30 visitantes permanecem na sala de espera diariamente, sendo que cada paciente pode ser beneficiado com a presença de até dois familiares ou amigos que têm acesso ao leito, podendo permanecer duas horas junto ao internado. O horário de visitas acontece todos os dias de 13 às 15 horas.

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!