CRISE HÍDRICA - Prefeitura inova aproveitando melhor água das chuvas
10/01/2018 - 7h45 em Novidades

Texto:  Pedro Neto/Fotos: José Gomes

 

A Prefeitura de Montes Claros, preocupada com a crise hídrica, está aproveitando a água das chuvas na tentativa de  tornar escolas e repartições públicas  auto-sustentáveis  durante o período chuvoso  e  na seca. Neste sentido, o município já  colocou em funcionamento  projeto piloto na  Escola Municipal Du Narciso, no  Bairro Village do Lago II.

 

Foram  instaladas calhas  e  tubos de PVC  no telhado, para  conduzir a água até uma caixa de  18 mil litros. O líquido é utilizado na irrigação de plantas e em serviços gerais.  Futuramente, será possível  usar a água das chuvas para descargas em  sanitários. A medida evita o uso de água potável e representa economia significativa, além de  uma nova atitude a ser cultuada em Montes Claros e Norte de Minas, tendo em vista que a região sofre há anos com a seca  e  é necessária a adoção de medidas inovadoras para tornar  as repartições  cada  vez mais auto-sustentáveis, no que diz respeito à utilização dos recursos naturais.

 

As chuvas de dezembro, cerca de 260 milímetros por metro quadrado, em Montes Claros, foram suficientes para  encher a caixa e provar que o projeto  é altamente positivo. Custou apenas cerca de R$ 600,00 para a escola, com parceria e assessoria da Secretaria de Meio Ambiente. A maioria do material foi encontrada no educandário, porém sem estar sendo  aproveitada corretamente.

 

O instrutor de educação ambiental, José Gomes de Assis, lembra que a ideia surgiu depois de  palestra na escola, sobre resíduos sólidos. “Numa visita rápida descobrimos uma caixa e materiais  que poderiam  resultar na  concretização do projeto”, afirmou o servidor público, lembrando que  a  proposta é atender a  todas as escolas  municipais de Montes Claros, na cidade e zona rural.

 

Na Secretaria Municipal de Meio Ambiente, na Avenida José Corrêa Machado, no Bairro Nova Morada,  também está sendo reutilizada a água  descartada  por aparelhos de ar-condicionados, para descarga em vasos sanitários. O projeto foi viabilizado ano passado e será estendido às repartições públicas, como no prédio da Prefeitura de Montes Claros.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!