Servidor municipal a usa a arte e a criatividade para ensinar a combater o Aedes aegypti
07/12/2017 - 9h09 em Novidades

Texto: Daniel Moraes/Fotos: Divulgação

 

Jean de Souza Santana trabalha na Prefeitura de Montes Claros desde 2001, atuando como agente de combate a endemias. Mas a vida de Jean entrou em uma nova fase cinco anos atrás, com as aulas de teatro da professora Terezinha Narciso, realizadas dentro de uma parceria entre o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e a Unimontes. “Eu me destaquei entre os demais funcionários como o mosquito da dengue”, lembra.

Daí pra frente, tudo mudou para Jean. Vestindo uma fantasia elaborada pelos próprios colegas do setor de Educação em Saúde, ele assumiu o personagem do Mosquito da Dengue, ajudando a conscientizar a população em toda a cidade de Montes Claros. “São cinco apresentações por semana, atendendo as demandas  projetadas até nos finais de semana  e feriados, se preciso”, explica Jean, contando que se apresenta em escolas públicas e particulares, blitze educativas, passeatas e empresas.

Embora seja conhecido por pessoas de todas as idades, o principal público de Jean são mesmo as crianças: “o trabalho é gratificante, de uma grande aceitação. Eu sou pedagogo, pós-graduado, e coloco em prática o que aprendi na faculdade através da arte, da representação. Trabalhar o lúdico desperta nas crianças o mundo imaginário. Elas são as multiplicadoras do combate”.

Assim, enquanto a ameaça provocada pelo Aedes aegypti for real, Jean continuará despertando a consciência das pessoas para a importância de se combater o mosquito e, assim, eliminar a ameaça das doenças por ele transmitidas. “Gosto do que faço, é um sucesso, e traz resultados positivos. Eu tenho orgulho em ser um servidor da Prefeitura de Montes Claros e poder trabalhar prestando um serviço que atende as necessidades da nossa população. O personagem já é um patrimônio da nossa cidade”, comemora.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!