Montes Claros ganha Centro que presta atendimento as pessoas com deficiência
05/12/2017 - 7h12 em Novidades

Entidade está em busca de doações para ampliar assistência

 

Foi criado em Montes Claros uma unidade que presta assistência gratuita a jovens e adultos com deficiência intelectual e múltipla e que vivem em situação de vulnerabilidade social. Trata-se do Centro Dia Madre Teresa de Calcutá, instalado pela Fundação Clarice Albuquerque, entidade filantrópica mantenedora da Escola Vovó Clarice, que, há 32 anos, presta serviços de reabilitação educacional, clínica e social junto a pessoas com deficiências. A instituição está em busca de doações e na expectativa de firmar parceria com o Município, visando ampliar a capacidade de atendimento.

 

O novo serviço de assistência social foi implantado na sede da Escola Vovó Clarice, na Rua Tungstênio, 306, no Bairro de Lourdes. O Centro Dia funciona de segunda a sexta-feira, de 7 ás 17 horas, com o atendimento gratuito prestado por uma equipe profissional multidisciplinar, formada por cuidadores, psicóloga, assistente social e coordenador. Todos eles foram capacitados com o auxílio da Federação Estadual das Apaes (Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Minas Gerais. 

 

Conforme explica a diretora da Escola Vovó Clarice, Adriana Brant Albuquerque Cabral, a iniciativa tem como meta “possibilitar que as pessoas com deficiência intelectual e múltipla desenvolvam atividades que visam a melhoria da qualidade de vida, socialização, independência, autonomia, autoestima e outras ações necessárias para a promoção e recuperação dos assistidos”.

 

 Ela lembra que o Centro Dia nasceu com o propósito de reforçar o desenvolvimento das políticas públicas na área de assistência social. “O objetivo é atender a demanda de usuários que procuram a instituição em busca de assistência e, ainda, dar continuidade aos trabalhos junto aos alunos da 'Vovó Clarice' que estão concluindo a escolarização e que terão de se desvincular da escola”, assegura Adriana.

 

EXPECTATIVA DE PARCERIA COM O MUNICÍPIO

 

 O Centro Dia Madre Teresa de Calcutá está inscrito no Conselho Municipal de Assistência Social, referenciado no CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) do município de Montes Claros e cadastrado no CNEAS (Cadastro Nacional de Entidades de Assistência Social). Com isso, a Fundação Clarice Albuquerque aguarda para 2018, firmar o termo de parceria com o Município de Montes Claros, para a ampliação e continuidade dos serviços.

 

Estão sendo assistidos pelo serviço especializado cerca 15 usuários com deficiências. A capacidade atual de atendimento é de 30 usuários com deficiência intelectual e múltipla. O número é considerado pequeno diante da demanda, sendo que a Pesquisa Nacional de Saúde, publicada em 2015, revela que 6,2% da população têm algum tipo de deficiência. Por isso, o objetivo é ampliar a capacidade de atendimento.

 

A princípio, as despesas do Centro Dia Madre Teresa de Calcutá estão sendo custeadas com doações de benfeitores que aderiram à campanha “Vovó Clarice Solidária” de outras parcerias – uma delas firmada com o “Legal Cap”. Porém, os recursos ainda não são suficientes diante do número de pessoas que necessitam de atendimento e que procuram a instituição.

 

Atualmente o Centro Dia está precisando de doações de colchões de solteiro e de utensílios domésticos. As pessoas que quiserem colaborar podem ir pessoalmente à instituição, ou ligar no telefone (38) 3213-1647.

 

SERVIÇO:

Centro Dia Madre Teresa de Calcutá – atendimento gratuito a pessoas com deficiência

 

Como ajudar:

Entregar doações na sede do Centro, na Fundação Clarice Albuquerque

Rua Tungstênio, 306, no Bairro de Lourdes

Pode também ligar para o numero: (38) 3213-1647

 

Facebook: https://www.facebook.com/vovoclaricemoc/

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!