Montes Claros sedia o II Encontro de Formação Continuada para Professores e Supervisores
11/10/2017 - 8h36 em Novidades
Texto: EDUCAMOC

Fotos: Coordenadoria de Avaliação Sistêmica da SME

 

A Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio da Coordenadoria de Avaliação Sistêmica, promoveu nos dias 28 e 29 de setembro e 03 e 04 de outubro, no CAIC Maracanã, o "II Encontro de Formação Continuada para Professores e Supervisores do 5º ano das Escolas Municipais de Montes Claros”.

Ministrado pelas professoras Elenice de Matos, de Matemática, e Valdênia Mourão, de Língua Portuguesa, o Encontro teve como objetivo capacitar os educadores para o trabalho com os descritores da matriz de referência da Prova Brasil.

A Formação, que contou com a participação de 150 educadores, teve como foco os descritores de Língua Portuguesa e Matemática, evidenciados por maiores dificuldades pelos alunos do 5º ano, a partir do levantamento feito com base nos simulados aplicados pelos professores deste respectivo ano de escolaridade. Na oportunidade, foram utilizadas práticas educativas e estratégicas do cotidiano da sala de aula, sugeridas pelas professoras que ministraram as aulas.

“A capacitação foi bastante proveitosa! Encontros como este ajudarão na melhoria da prática de sala de aula, como também contribuirão com a aprendizagem dos nossos alunos”, avalia o educador da E. M. Laudelina Fonseca, José Eliomar dos Santos, que aproveitou a oportunidade para agradecer a equipe responsável pela organização e execução dos trabalhos, valorizando a iniciativa da capacitação.

De acordo com a coordenadora do setor de avaliação da SME, a professora Edileuza Vieira Rocha, “as capacitações devem acontecer com mais frequência, uma vez que, além de aprimorar os conhecimentos dos professores, propiciam o fazer docente e pedagógico no cotidiano escolar”.

Segundo a diretora técnico-pedagógica da SME, Elisângela Mesquita, “promover uma Formação Continuada para os professores tendo como ponto de partida um levantamento preliminar de suas necessidades, dificuldades e dos alunos, aproxima-nos cada vez mais de uma ação direta, assertiva, com interações e interlocuções em prol da concretização dos objetivos propostos”.

 

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