31º Psiu Poético - Confira a programação do final de semana
06/10/2017 - 9h43 em Novidades

Começou em Montes Claros, nesta quarta-feira, 4 de outubro, a 31ª edição do PsiuPoético, o maior salão de poesias do Brasil, que esse ano tem como tema “Linguagem & Bicicletas Voadoras”. O tradicional evento da prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria de Cultura, termina no dia 12 e oferece, de forma gratuita, diversas atrações culturais, musicais e poéticas para a população.

 

Nesse final de semana, as ações começam já no sábado, a partir das 9 horas, com a realização do evento “Poesia no Mercado”. Será um grande sarau promovido no espaço do Mercado Municipal, com a participação dos poetas Albino José dos Santos, Jason Morais, Santinha Teixeira, Hamilton Ferreira, Anatália Moreira Freire, Vera Veríssimo, Mané do Café, Carlos Benites, Mavot Sirc, Ademar Hugo dos Santos, Marlene Bandeira, Mirna Mendes, O Grito, Gilmar Gusmão, Karla Celene Campos, Josecé Santos Alves, Olímpio Elton, Alexandre Brito, Tanussi Cardoso, Noélia Ribeiro, Leo Gonçalves, Sandra Fonseca, Cicero Neto, Pedro Pereira Lima e Felismino Francisco Neto, além de qualquer pessoa que queira participar, já que o microfone será aberto para todos.

 

Ainda no sábado, às 19 horas, acontece o “Cinepoesia”, uma sessão de cinema comentado no Centro Cultural Hermes de Paula, com os seguintes curtas:

- Poesia em Movimento, de Jairo Fará;

- A Língua das Coisas, inspirado na obra de Manoel de Barros, dirigido por Alan Minas;

- Filme para Poeta Cego, com o poeta Glauco Mattoso, dirigido por Gustavo Vinagre;

- Cinema Bumerangue, com o poeta/performer Aroldo Pereira, dirigido por Élcio Lucas.

 

Às 20 horas, também no Centro Cultural, serão realizados lançamentos de livros dos poetas homenageados pela atual edição do PSIU, com a presença dos mesmos. Serão lançados os seguintes livros:

- Espevitada, de Noélia Ribeiro;

- Use o assento para flutuar, de Léo Gonçalves;

- Cine ABC, de Alexandre Brito;

- Entre Punhais & Girassóis, de Marlene Porto Bandeira;

- Dez violinos marinhos e uma guitarra de sal, de Sandra Fonseca;

- Eu e outras consequências, de Tanussi Cardoso.

 

O encerramento da noite ficará a cargo das performances poético-musicais A Outra Banda da Lua; Bicicletas Voadoras (com a Banda Trilha da Margem) e Sonora Parceria(de Tatiane Cobbett & Marcoliva).

 

As atividades continuam no domingo, 8, a partir das 10 horas, com uma “ocupação poética” na Feirinha de Artesanato da Praça da Matriz. O coreto da praça será usado para a declamação de poesias e outras intervenções artísticas e poéticas.

 

Às 20 horas do domingo o Centro Cultural recebe os lançamentos dos livros Manos Pulsantes, de Brenda Mar(que)s Pena e Giuseppe Camelia Intelisano, e Sinfonia nº 13, de Lucas Souza. Também serão realizadas, no mesmo local, as performances poético-musicais A Posição da Poesia é Oposição (com Auiri Tiago), Tripulação de Veneta, e Vago Universo (de Élcio Lucas).

 

 

No sábado e no domingo funcionará, na Praça da Matriz, uma Feira de Troca e Venda de Livros.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!